quarta-feira, 4 de junho de 2008

Política e Comunicação Social

Actualmente, política e comunicação social são inseparáveis.
A comunicação social tem-se vindo a tornar parte integrante da actividade política.
A política recorre a estratégias de comunicação que passam pela realização de acontecimentos com o fim de atrair os jornalistas e, deste modo, os levarem a falar dos efeitos políticos.
Tudo isto é particularmente importante, uma vez que o público fala sobre o que os media abordam. Por outro lado, leva a uma enorme desproporção entre o que os cidadãos necessitam de saber e o que podem saber.
Há todo um conjunto de interesses convergentes entre políticos e jornalistas na organização de manifestações públicas: os jornalistas ganham a certeza de uma notícia excitante e as organizações conseguem o efeito “bola de neve”, pois os media anunciam, acompanham e amplificam o acontecimento.
Ao mesmo tempo, para se certificarem da credibilidade das notícias, os jornalistas cultivam relações com os políticos. Por sua vez, estes precisam dos media para fazerem chegar ao público as suas mensagens. Daí a necessidade dos políticos cultivarem igualmente relações com os media, e dedicarem mais tempo a expor as suas acções do que a reflectir e a decidir.
Contudo, existem conflitos entre jornalistas e políticos.
Como profissionais, os primeiros pretendem tomar as suas próprias decisões e receiam ser manipulados pelos políticos. Por seu turno, os segundos receiam que os jornalistas deturpem as suas mensagens ou as votem contra eles.
Apesar de tudo, política e comunicação social acabam por se complementar.
(fonte: jornalismo e elites de poder, Estrela Serrano)

Sem comentários: