quarta-feira, 4 de junho de 2008

Público vs Multidão




A multidão apresenta-se como instável e momentânea; já o público é racional e impessoal.
Uma multidão é uma reunião de indivíduos, independentemente da sua nacionalidade, profissão, sexo ou mesmo factos que os reúnem. Pode ocorrer num dado momento, sob a influência de certas emoções violentas. Dispersa-se consoante se criam relações pessoais. A imprensa é aceite como o principal líder de opinião na formação das multidões.
O público assume-se como racional. Não exige relações pessoais (os indivíduos estão unidos em ideais); baseia-se num interesse comum em determinado assunto. A imprensa aqui é considerada como o impulsionador do público, pois suscita a produção de opiniões.
Com a formação de correntes de opinião, prevê-se uma tendência para a diminuição das multidões na sociedade.
“Podemos pertencer ao mesmo tempo a vários públicos, mas não podemos pertencer a mais do que uma multidão de uma vez só”1.
O público pode transformar-se numa multidão. Contudo, não é uma verdadeira multidão pois não existe contacto físico. É antes uma “multidão virtual”2.
Existem multidões violentas e destruidoras, assim como construtivas e altruístas. Os públicos igualam-se neste ponto.

1- Tarde, Gabriel, A Opinião e a Multidão, op. cit. pp.20
2- Tarde, Gabriel, A Opinião e a Multidão, op. cit. pp.19

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